terça-feira, 16 de abril de 2013

Mamãe Sunny



Muita gente me pergunta o motivo do blog, do sling chamar Mamãe Sunny. Hoje em celebração aos 4 anos de ausência física da minha princesa eu vou publicar esse post.


Maria Sunny de Lourdes é o nome de minha doce amiga, filha, irmã e muitas vezes mãe, e quando eu me lembro, ela era também uma cadelinha. Nos seus 18 anos de vida, me ensinou muito mais do que o respeito aos animais, me ensinou a ser fêmea.  Nos conhecemos quando eu ainda era uma filhotinha, tinha 4 anos.
Sunny era chata, nossa e como era. Pra elucidar a situação, ela era vira-lata mas a maior parte dominante de sua genética provinha dos pinscher. Então não preciso declarar que ela mordia todo mundo, o sofá era dela, ela ditava todas as regras, e todo mundo paparicava, pois "ai que gracinha, tão pequenina". Se o César Millan  (O encantador de cães) fosse lá em casa ele ficaria horrorizado.
Estou falando que a bicha é brava!rs
Mas Sunny era mãe. Ótima mãe. Teve cinco crias no total foram 22 filhotinhos e dois adotivos, além do gato Tifu que ele amamentou com tanto amor. Lembro-me como a casa se alegrava quando havia filhotinhos recém-nascidos, após o parto ela se fechava no ninho, o mundo dela era aqueles bebezinhos, delicadamente ela se deitava e oferecia-lhes as tetinhas e eles mamavam satisfeitos, sem se preocupar com a amamentação a cada 3 horas, rotinas, bons costumes, palpites, e etc. Era um momento íntimo, ela os lambia e juntos se aqueciam.
Instintivamente ela cuidava deles, instintivamente os amamentava, e assim os pariu. 
Eu observava aqueles momentos, e perguntas borbulhavam dentro de mim. Por que tão simples? Por que tão quente? Por que tão belo? Por que conosco não é assim? O que houve de errado com nossa espécie? Por que eu não nasci assim?
Não pense que minha mãe não era carinhosa, ela era sim. Fui amamentada até meus 4 anos, mas isso é assunto pra outro post.
Eu digo da pureza, da mente vazia, do instinto, do feminino. Muito de nós é superficial, mas nos animais ele é bruto, é puro.

Hoje não sabemos mais como cuidar de um ser que saiu de nossas entranhas, que foi formado com nosso sangue. Conseguimos formar uma vida dentro de nós, mas já não conseguimos coloca-la naturalmente no mundo, amamentá-los e cuidar deles. São tantos palpites, tantos medos, inseguranças, que nos desconectam  do nosso feminino. Na gravidez entregamos nossos corpos ao obstetra, com o filho nos braços, o entregamos ao pediatra. Não sou contra os médicos, de jeito algum, eles estão aí pra ajudar, mas não concordo com o modo como o sistema funciona, não concordo com a visão de médico guru, que nos diz até se podemos ou não dormir com nossos filhos. Desculpem-me, mas médico pra mim é pra tratar patologias, não pra dizer como devo criar meus filhos!!!
A Sunny me ensinou muita coisa, mas a mais importante, é que eu deveria ouvir meu coração, criar meus filhos com apego, com instinto, com delicadeza, mas com ferocidade com tudo aquilo que os colocasse em risco, que eu devo ouvir sempre meu instinto, minha intuição, pois isso não se aprende em livros, já nascemos sabendo, mas muitas vezes acabamos perdendo por vivermos em um mundo racional!!!

Triste e estranho saber, que a lição mais importante que eu já tive na vida, veio de um animal, pois este diamante é bruto, é selvagem!

Saudade tchuca!
Infelizmente Sunny era viva, e tudo que é vivo se vai, mas jamais deixarei apagar a vela que ela acendeu em meu coração e em minha mente. Por isso a homenagem, o nome que abriu as portas da maternidade em mim.

Minha amiga de fé, minha irmã camarada, saudade sempre!


Abraços

Thaiane



6 comentários:

  1. Legal, Thai, curti!!!

    Abração!

    Fábio

    ResponderExcluir
  2. Linda homenagem!
    beijos
    Lele
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. Que linda homenagem.
    http://makeviagem.blogspot.com.br/2013/04/cincos-makes-para-usar-no-trabalho.html
    Bjks
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. OI Thaiane, linda a Sunny e sei como é esse sentimento que temos pela nossa cachorrinha e como aprendemos com ela.
    Muito linda e emocionante a sua homenagem!
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Que lindo e emocionante.......eu tenho dois peludos que me ensinam cada dia mais......#amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Ela viveu bastante heim, a nossa morreu com 10 anos, já pensei em fazer um post sobre ela, mas não sei dizer porque ainda não consegui, ela era super querida, tinha uma paciência com a Mikaela. Esses bichinhos deixam saudades né.
    Bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir