terça-feira, 28 de agosto de 2012

Cama compartilhada, uma opção na minha vida!

Hoje vou abordar um tema quente entre 101% das mães, o local do sono dos bebês. O que lá do outro lado do globo é natural, aqui é tabu! Eita cama assassina, formadora de bebês dependentes, e coisa de mãe preguiçosa. Pasmem, eu já ouvi isso várias vezes!!!
   É tão proibido falar em nossa sociedade, devido aos narizes tortos, os olhares reprovadores, o biquinho de tadinha, que a maioria das mães mentem, ou omitem que seus filhos dormem com elas a noite toda, parte da noite ou em algumas ocasiões.   Pois eu vou falar publicamente, em 15 meses de vida, o Nico NUNCA dormiu sozinho a noite. E isso já estava decido antes mesmo do nascimento dele. Vou falar um pouquinho mais sobre os motivos dessa decisão.
 
  Mas antes de mais nada quero deixar MUITO CLARO, que eu não tenho a intenção de propagar a idéia de que todas as mães devem dormir na cama com seus filhos, cada mãe é única, singular, assim como cada criança! Dizer que isso deve ser assim ou assado, é colocar todo mundo numa mesma caixa, e deixar de valorizar o que cada um tem de especial! Se o bebê dorme bem no berço sozinho no quartinho dele, e a mãe dorme bem no quarto dela, não há motivos para se preocupar. A minha intenção com essa postagem é trazer esse assunto polêmico de uma forma humana e científica, e desmistificar a questão da cama compartilhada com a formação de crianças dependentes, e outras coisas.
   Primeiro vou dizer o que minha experiência como mãe me ensinou!
   Eu escolhi a cama compartilhada porque eu gosto, meu marido gosta, meu filho gosta, nós gostamos, e vivemos muito bem com isso!    Assim que o Nico nasceu ele já veio dormir na cama, eu encostei a cama na parede e ele dormia ali, entre a parede e eu. Mas, como nessa época eu ainda não estava acostumada, e tinha medo de dormir em cima dele, eu coloquei um bercinho de camping do lado da cama e ele dormia ali, e se acordasse a noite viria para a cama com a gente. O tempo foi passando e a gente foi se acostumando, desmontamos o berço que só estava tomando espaço no quarto, e assumimos que o seu quarto era ali, com a gente.
  Coloquei um colchão no chão do lado da nossa cama, e quando não tem ninguém na cama, ele dorme ali, o que também favorece a autonomia, uma vez que ele acorda, levanta e sai andando pela casa! E eu digo que eu durmo muito melhor com ele na cama, a amamentação é facilitada, uma vez que não preciso me levantar para amamentar, ele acorda sente a nossa presença e dorme novamente, é uma delícia dormir agarrada nele, sentindo o cheirinho de suor da cabecinha dele!
   Portanto se alguém viesse me dizer para eu coloca-lo longe de mim, e eu o fizesse, isso seria muito ruim, pois eu não sou assim, não consigo imaginar o Nico tão pequeno, ainda mais quando era recém nascido, dormindo sozinho em outro quarto. Com certeza eu iria acordar mil vezes preocupada e meu sono seria muito ruim!
  Aqui está a minha visão do berço com a cama compartilhada http://www.thefoodoflove.org/breastfeed-in-your-sleep.htm  Thaty, minha irmã, me perdoa? Quando meu sobrinho nasceu, e eu fui lá pentelhar visitar. minha irmã o colocou na cama para dormir, e todas as sirenes tocaram, nasceu em mim uma leoa louca, que gritou: "tire esse menino daí, senão ele nunca mais vai dormir sozinho. Você vai criar uma criança dependente", graças a Deus ela não me deu ouvidos, e quem conhece o Thi sabe, o quanto ele é inteligente, independente e feliz. Mas, hoje eu olhando para esse dia eu vejo que eu estava repetindo o que as mães mais velhas falavam nas rodas na vizinhança, eu sem pensar criticamente, assumi  aquilo como uma verdade e reproduzi como uma monstrenga em cima da minha irmã. E vejo que isso é o que acontece com a grande maioria das pessoas!!!
 
 Pra  MIM, somente a mim, não faz sentido colocar meu filho para dormir longe de mim, quantas noites ele dormiu em meu ventre, ouvindo minha respiração, meu coraçao, e tudo mais, e só porque ele nasceu eu devo coloca-lo lá longe? Sendo que é esse o momento em que ele mais precisa da minha presença, pois ele chegou num ambiente estranho, com tanta coisa diferente. Teve que aprender a respirar, se adapatar a coisas estranhas chamadas fome, dor, frio, insegurança, medo, e além disso tem que aprender a engolir o choro e dormir sozinho, a noite toda pra mamãe ficar feliz.
- Mães mais velhas e experientes, pediatras ocidentais, e etc, eu tenho que dizer a vocês, isso não faz parte de mim, Nico fica na minha cama!
   Se formos pensar há milhares de anos, em que lugar dormiam as crianças?? Na caverna ao lado da caverna da mãe? Ou dormiam juntos, para se aquecerem no frio e para serem protegidos dos  predadores? É, não só dormiam com as mães, a criança nessa época, como dormiam a tribo toda, juntos. E eu estou aqui escrevendo isso para vocês, algum antepassado meu dormiu numa caverna com uma galera toda, e eles eram notáveis caçadores, e não pediam ajuda à suas mães para caçar, afinal a mãe ficava em casa esperando o rango para matar a fome da mulecada!
   Ok, não moramos nas cavernas há muito tempo. Mas há alguns séculos as casas não tinham cômodos, dormiam todos juntos, não havia o quarto do bebê e o dos pais, era tudo uma coisa só. Tá, mas agora moramos em casa, com vários cômodos. Sim moramos, mas a nossa genética é a mesma da mãe uga-uga das cavernas. Nós mães instintivamente queremos atender o choro do nosso filho, protege-los de predadores, dormir com eles. E nossos filhos instintivamente precisam de nós para não serem devorados, ou passarem fome, frio etc. O que mudou?? Mudou é que nós adultos temos plena coerência de que nenhum predador vai vir pegar nosso filho no berço, que nao o deixaremos passar fome, que não há perigo, que a manta irá protege-lo do frio, mas o nosso pequeno e amado ser, não sabe disso, simplesmente por não ter maturidade neurológica, ele é só instinto, o mesmo do bebê uga-uga lá de trás!!!
 
  Além disso, um estudo realizado por pesquisadores do Departamento de Neurologia da Califórnia concluiu, que dormir com ou perto do seu bebê melhora a qualidade do sono dos pequenos, os bebês acordam menos e reduz o risco de morte súbita do recém-nascido, o que vai na contra-mão do alarmismo médico e cultural aqui no Brasil. E eu confirmo, eu acordo várias vezes com o Nico tateando o colchão, e ele encontra alguém encosta e dorme de novo.
    O bebê que dorme com a sua mãe, tem menos cortisol circulante em sua corrente sanguínea, ou seja ele sofre menos estresse, e o contato com a mãe o faz secretar ocitocina que é o hormônio do amor. (Waynforth, 2007). Lindo não?
   Tá, Thaiane, é lindo, mas eu não quero meu filho dependente! Mais um relato importante, bebês com baixa carga de cortisol (estresse) e maior carga de ocitocina são mais dispostos da conhecer o mundo. Além do mais a criança que se sente segura, que sabe que tem proteção ela tende a explorar mais o ambiente porque ela sabe que tem que a conforte. Com isso tudo você oferece senso de segurança e sensações duradouras de conforto e proteção.
   Exemplo:
   Quando vamos a um parque de diversões e queremos ir no trem fantasma, se estamos sozinhos sentimos um pouco mais de medo, se estamos com uma turma de amigos, o medo diminui ou vira festa com os mostrengos. Nós somos seres sociais!!!   Quanto a questão de segurança, existe um manual só para isso. Mas o mais importante, é não beber bebidas alcoólicas ou medicamentos que alteram a capacidade cognitiva dos envolvidos! Abaixo coloco algumas dicas de segurança, que se você observar, a maioria delas vale para os bebês que dormem na cama, no berço, na rede, no chão, ou seja são universais.
Dicas de Segurança para Cama Compartilhada
- Não use nenhum tipo de droga que possa afetar seu sono (álcool, tranquilizanres, antidepressivos, drogas ilegais, etc)
- Nunca fume no quarto onde o bebê dorme
- Use um colchão firme
- Tome precauções para que o bebê não caia da cama
-Evite fendas entre a cama e a parede. Tenha certeza de que há um encaixe perfeito entre o colchão e a parede, e a cabeceira.
- Nunca coloque um bebê em um travesseiro
- Sempre coloque seu bebê para dormir de costas- Não use edredons
- Não coloque na cama nenhuma bichinho de pelúcia ou de verdade
- Não durma com seu bebê se você está obeso
- Prenda seu cabelo se ele for muito longo
- Nunca deixe seu bebê compartilhar a cama com outra criança
- Não coloque seu bebê próximo a cortinas com cordões pendurados
- Nunca deixe o bebê sozinho em uma cama de adulto
 Ah,  mas e a intimidade dos pais! Bom para se criar uma criança é necessário criatividade, então tirem a criatividade do armário e apimentem a relação de vocês longe do cafofo do bebê!rsrs. Ah, lembrando que não precisa colocar o bebê na sua cama para se todos esses benefícios, pode colocar o berço ao lado da cama dos pais, isso se chama quarto compartilhado!AbraçosThaianeBibliografias utilizadas!http://pediatrics.aappublications.org/content/100/5/841.shortCarlos Gonzales- Besame Mucho
http://www.facebook.com/notes/solu%C3%A7%C3%B5es-para-noites-sem-choro/cama-ou-quarto-compartilhado-promovendo-a-independ%C3%AAncia/386233364734412http://solucoes.multiply.com/journal/item/56Se quiserem saber mais sobre a cama compartilhada, recomendo esses links:
http://www.cosleeping.org/http://www.attachmentparenting.org/http://solucoes.multiply.com/journal/item/8?&show_interstitial=1&u=%2Fjournal%2Fitem http://www.awareparenting.com/sleep.htm




6 comentários:

  1. Thaiane, nem preciso falar que TABUS é com vc. mesma!!!! Quanta coisa legal q eu nunca tinha ouvido falar..dicas para uma cama compartilhada. Amei 10! Nao precisamos nos culpar por isso. Bjao Camila Mamãe Viver BemBom

    ResponderExcluir
  2. Oi Thaiane, quando estava grávida li "A Encantadora de Bebês" e fiquei com aquela de ter hora pra tudo, e lugar pra tudo, inclusive para dormir. Depois que o Rodriguinho nasceu, vi brotar dos meus instintos uma necessidade absurda de que ele dormisse na nossa cama, mas lutei contra este instinto por mais de um mês, me sentindo culpada, fraca preguiçosa. Procurei ler sobre o assunto e descobri todas estas informações que vc colocou aqui. Que alívio!!! desde então levo o Rodriguinho todos os dias pra minha cama, sem culpa. Ele ama, eu durmo melhor pois ele está ali ao meu lado e assim vamos nós. Obrigada por compartilhar sua experiência e estes relatos científicos, e como vc falou, cada família tem a sua dinâmica, e vamos respeitar e nunca julgar! beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu pratico cama compartilhada desde que a minha filha nesceu,nunca dei bola p/ os pitacos,mas só percebi que a coisa era mais polémica depois que passei a frequentar grupos de bate papos,sempre tivemos o berço acoplado na cama,primeiro foi um berço camping,depois o berço mesmo,e quando nos mudamos p/ nossa casa colocamos um colchão de solteiro ao lado da cana,quando ela era bebezinha fiz um ninho no canto superior da cama,ali ela dormia com tranquilidade,acho que por isso minhas noites não foram tão complicadas quando o assunto era dormir.Minha filha já está com 4 anos,linda e poderosa.
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  4. Meninas, muito obrigada pela visita!!! Realmente falar sobre cama compartilhada em nossa sociedade, é um tanto complicado, mas o mais importante é a harmonia dentro do nosso lar, aos poucos esses mitos serão derrubados. O que eu mais quero é que todas as mães possam viver a maternidades com prazer, sem estarem presas a padrões sociais previamente estabelecidos... Beijos em todas!!!

    ResponderExcluir
  5. Aonde eu encontro essa cama compartilhada?

    ResponderExcluir